Jogos são, para muitos, um hobby diferente, um momento em que podem se aproveitar de longas sessões – uma média de 4 horas por dia, segundo estudos. Nesse período, o jogador pode ser quem quiser, desde o único sobrevivente (Fallout 4), ou o escolhido (Dark Souls) ou qualquer outra fantasia.
Mas, se o jogador quiser uma experiência mais… competitiva?
É aí que Mobas (Multiplayer Online Battle Arena) e jogos de luta entram em cena.
O Brasil tem um dos maiores mercados consumidores de games do mundo, mas a grande preferência é por Mobas, sobrando pouco espaço para os jogos de lutas (meus preferidos).
Isso se explica o fato dos jogadores brasileiros terem como característica a predileção por jogar em grupos, com os amigos e Mobas proporcionam exatamente isto.
Os jogos de lutas são atividades mais solitárias.
Outra coisa que, meio que afasta os jogadores dos games de luta é a complexidade que eles tendem a ter, como “frame data”, combos, mecânicas universais, entre outros.
Como a maioria dos jogadores têm nessa atividade um lazer, uma coisa que faz para relaxar – e não para aprender camadas de mecânicas que podem ser interpretadas de múltiplas maneiras, então não querem nada de muito complexo, como acontece com os jogos de luta.
Diferentes de mim, que tenho nessas camadas mecânicas pura diversão, vindo do aprendizado.
Por muito tempo se tenta trazer fãs de outros gêneros para os jogos de luta. Alguns investem em mecânicas simplificadas para introduzir novos jogadores.
Quem obteve sucesso nessa empreitada foi Dragon Ball Fightez (DBFZ), um dos marcos mais importantes dos jogos de luta, por trazer mais de 5 milhões de jogadores para os jogos de luta. Isso porque DBFZ possui mecânicas mais simples do que a concorrência e também por ser uma propriedade bastante conhecida.
Falando em simplificar, Arc System works (estúdio que fez DBFZ) decidiu fazer o mesmo com a série que os colocou no mapa do sucesso dos games, Guilty Gear, que possuía mecânicas bastante complexas, até mesmo em relação a outros jogos de luta.
Assim surgiu o Guilty Gear – Strive –, onde foi tentado a recriar o mesmo efeito de DBFZ e trazer ainda mais pessoas para esse gênero que hoje cresce mais a cada jogo, mas ainda de maneira tímida.
Para aqueles que nunca jogaram um jogo de luta, há um jogo na Steam, que é de graça e uma boa introdução. Trata-se do Fantasy Strike, que possui aspectos gerais de outros jogos, tal como Grabs e DPs, e os simplifica.