Diferente do que muitos afirmam, o Pinterest não é uma rede social.
Rede social, basicamente, consiste em interação entre pessoas, que mantém entre si um relacionamento. Uma turma sentada em uma mesa de bar é um bom exemplo de rede social.
Levando para o mundo digital, as redes sociais são as plataformas de relacionamento, onde é possível conversar, interagir uns com os outros. Assim, fica fácil identificar Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e WhasApp como rede social.
Mas, e o Pinterest?
O Pinterest é diferente. Lá você não entra para fazer amigos, encontrar pessoas, fazer contatos ou interagir.
O Pinterest é, na verdade, uma plataforma de imagens, que serve para inspirar, para estimular, para conhecer tendências, ideias, conceitos.
Independente da área de interesse, as melhores ideias sobre qualquer tema sempre estarão expostas no Pinterest. É incrível como ali se encontra de tudo.
De navegação o fácil, no Pinterest as buscas são simplificadas e o algoritmo consegue interpretar os interesses dos usuários já num primeiro acesso e passa a oferecer variedades daquilo que ele procura.
São 175 bilhões de imagens, reunidas em 3 bilhões de quadros virtuais. Por isso é fácil perder a noção do tempo enquanto vai entrando em camadas após camadas de apelos visuais ofertados a cada novo click.
Enquanto muitos pensadores se mostraram assustados quando, ainda na década de 1960, a televisão começava a se tornar popular, um dos principais teóricos da comunicação do século XX, Marshall McLuhan, defendia que a televisão mudaria a nossa maneira de nos comunicar, por causa do apelo das imagens. Para MacLuhan, como o olhar é nosso primeiro sentido, então a televisão estava destinada a nos cooptar e harmonizar os demais sentidos.
Aliás, é do McLuhan a afirmação de que “o próprio meio passou a ser a principal atração, a informação”, ou seja, o meio é a mensagem.
Ele falava da televisão, que se diferenciava dos demais veículos de comunicação por sua capacidade de seduzir pelas imagens. Mas bem que poderia estar falando do Pinterest, que tem o mesmo apelo.
No Pinterest você não tem amigos ou seguidores. Você pode, dentro da própria plataforma, montar pastas com conteúdos de seu interesse.
No mundo material, seria como ter a possibilidade de montar vários murais, fixando ali imagens, vídeos e conteúdos diversos por tema. No Pinterest, cada item é chamado de pin. E toda interação feita entre os usuários é o compartilhamento de pins.
Outra coisa que difere o Pinterest das redes sociais é que não é possível monetizar, ou seja, ganhar dinheiro, com uma conta no Pinterest.
Daí, surge outra pergunta: vale a pena para quem tem negócios na internet investir em uma conta no Pinterest?
A resposta é sim, vale muito a pena.
Não dá para ganhar dinheiro ou vender na própria plataforma. Mas é possível, fazer seu negócio aparecer usando o Pinterest, uma vez que ele tem se tornando um aliado poderoso para todo tipo de divulgação.
Isso porque é possível vincular links à sua postagem, encaminhando o usuário para uma loja virtual, um site ou um perfil noutra plataforma, como Instagram, onde os negócios são possíveis.
Relatório produzido por Mary Meeker (ex-analista de valores mobiliários de Wall Street), o Pinterest conta com mais de 250 milhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo, sendo metade deste público nos Estados Unidos. O Brasil está no Top 5 em audiência.
Outro dado importante produzido pelo relatório de Mary Meeker é que 55% dos usuários do Pinterest usam a plataforma para encontrar e comprar produtos.
Assim, você não ganha dinheiro diretamente no Pinterest, mas pode usá-la como uma vitrine virtual.
Lembrando que como o apelo do Pinterest é pela imagem, então fotos e vídeos precisam ter potencial para chamar a atenção.