A Ouvidoria do Ministério Público do Tocantins (MPTO) recebeu, durante o ano de 2021, mais de 4.500 manifestações, entre reclamações, sugestões, pedidos de informação, críticas, elogios e representações. O número é 30% maior em relação ao ano de 2020.
Os assuntos mais presentes foram relacionados a práticas ilícitas na administração pública, com 1.609 recebimentos, seguidos aos da área da saúde, com 1.113.
O site ainda é o canal mais utilizado, responsável por receber quase 75% das representações. As demais foram realizadas por meio do WhatsApp, e-mail, telefone ou presencialmente.
O ouvidor-geral do MPTO, procurador de Justiça Marcos Luciano Bignotti, ressalta que uma grande conquista para a Ouvidoria, neste ano, foi a disponibilização de um canal para recebimento de manifestações pelo aplicativo de mensagens instantâneas “WhatsApp”, o que facilitou o acesso do cidadão à instituição.
Outra novidade foi a instituição da Ouvidoria da Mulher, núcleo destinado ao atendimento especializado das mulheres vítimas de violência. Neste local, a mulher é atendida por servidora do sexo feminino, garantindo a preservação de sua intimidade e privacidade.
Canais
– Site: https://mpto.mp.br/ouvidoria/
– Telefones: (63) 3216-7598; (63) 3216-7575; (63) 3216-8852 e o 127 (ligação gratuita);
– E-mail: [email protected]
– WhatsApp: (63) 99100-2720;
– Correios (envio de correspondência) ou presencial: Quadra 202 Norte, Avenida LO-4, Conjunto 1, Lotes 5 e 6, Plano Diretor Norte – CEP: 77.006-218 – Palmas/TO.