No dia em que se comemora o dia do profissional da Tecnologia da Informação – TI, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins comemora o sucesso do novo Sistema de Operações Integradas (SiOCB), plataforma que tem a finalidade de melhorar os atendimentos, gerar dados estatísticos e otimizar os processos. Menos de três meses depois de começar a operar em Palmas, o sistema já estava operando em todo o Estado.
A ferramenta criada pelos próprios técnicos do CBMTO faz parte de um sistema macro, que começou a ser desenvolvido ainda em 2017, pela Coordenadoria de Telecomunicações do Corpo de Bombeiros (COTEL). Desta forma, ganha-se mais agilidade nas ações voltadas à gestão de militares, gestão de escalas e trocas de serviços, gestão de viaturas e gestão de material. O SiOCB é responsável pelo atendimento, acompanhamento e preenchimento dos relatórios de ocorrências.
Para o coronel Carlos Eduardo Farias, comandante geral do CBMTO, “essa ferramenta era uma necessidade antiga, e chegou para nos ajudar muito nos processos relacionados ao tráfego de informações internas da corporação”.
“Trata-se de um sistema avançado que coloca o CBMTO na vanguarda, pois é algo totalmente inovador. Ganhamos muito com a criação do SIOCB, e a sociedade também é beneficiada, à medida em que avançamos e agilizamos os atendimentos, a busca pelas informações, entre outros”, afirmou o comandante.
Segundo o coordenador da COTEL, Major Welton Pereira dos Santos, “o SiOCB atende a corporação de forma completa no que diz respeito ao atendimento operacional, e dentre as principais vantagens da nova ferramenta, se destacam a confiabilidade das informações, já que os dados são validados antes de serem utilizados, e o tempo médio gasto com o preenchimento da ocorrência, que passou de cerca de 40 minutos para menos de cinco minutos”.
O SiOCB é capaz de armazenar as coordenadas geográficas de todo o processo de atendimento, dando mais confiabilidade as informações capturadas. Além disso, o preenchimento de cada relatório passa por um rigoroso processo de moderação, onde todos os dados são analisados e cruzados com outras informações, para minimizar ao máximo a possibilidade de erros.
Os bombeiros militares e servidores civis que atuam na corporação podem utilizar a ferramenta através do aplicativo para Android ou versão Web em qualquer navegador de internet.
“O SiOCB garante à corporação uma gestão otimizada, mais inteligente e não usamos mais papel para registro de ocorrências, além de outras ações que vão refletir muito no ganho de produtividade da corporação”, disse o 2º Sargento Caetano Finisterre Burjack, um dos desenvolvedores do sistema.
O sargento explica ainda que o novo Sistema melhorou significativamente os trabalhos da corporação. “Antes, havia três processos para o registro de cada ocorrência, incluindo a necessidade de se escrever em meio físico, o que gerava retrabalho e descontentamento. Agora, o militar pode preencher alguns campos simplesmente falando”, destacou Finisterre.
Há também o módulo de estatísticas, criado através de um conceito chamado de Business Inteligente (BI), responsável por transformar todos os dados capturados em gráficos de fácil entendimento.
Segundo o servidor civil, Juscimar de Sousa Carvalho, também desenvolvedor da ferramenta, “a estatística vai auxiliar o CBMTO na tomada de decisões, desenvolvimento de projetos e outras ações, como distribuição de recursos ou aquisição de material, por exemplo”.
“Além disso, será possível extrair informações estratégicas, como o volume de determinados tipos de acidentes em determinados locais, horários com maiores quantitativos de acidentes e seus tipos, dentre outras que serão utilizados para aperfeiçoar os serviços da Corporação”, pontuou Juscimar.
Apesar de o SiOCB ser de acesso exclusivo dos servidores do CBMTO, há uma parte do sistema dedicada ao extrato de atendimento, onde as pessoas atendidas pela corporação podem retirar de casa seu extrato, para fins de acionamento de seguro veicular, por exemplo.
O CBMTO colhe os frutos da implantação desta ferramenta, que hoje garante estatística confiável, uso mínimo de insumos de impressão, economia de energia, redução dos deslocamentos de viaturas e melhora na qualidade da comunicação.