Nos últimos 15 dias alunos da rede municipal da Educação de Gurupi estiveram participando do interclasse, um evento esportivo escolar disputado entre as turmas e séries. Estudantes de dez escolas do ensino fundamental se enfrentaram no torneio municipal que, pela primeira vez, ocorreu em formato online por causa da pandemia da Covid-19.
Nesta primeira fase somente o tênis foi disputado, modalidade na qual os participantes se enfrentaram pela internet com o uso de um aplicativo para celular, o ‘tennis clash’. “A ideia surgiu com a professora de educação física, Vanessa Lopes da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, que usou esse formato durante suas aulas e nos repassou. Todas as crianças esperam os jogos interclasse na forma tradicional, mas com a situação da pandemia não teria como ter a realização presencial. Sugerimos então, a expansão da modalidade online às demais unidades de ensino”, explicou Mônia Praxedes, supervisora de Educação Física da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG).
Premiação
Segundo a supervisora, a adesão ao jogo interativo foi satisfatória. Medalhas, bolas, kit escolar, capinhas para celular e vale compras para açaí e sorvete estiveram entre os itens da premiação aos vencedores da disputa. A gincana online teve a intervenção pedagógica dos professores de educação física de cada uma das unidades de ensino participantes. As premiações foram feitas ontem e hoje.
“Os alunos se interessaram por esse formato inédito, realizaram suas inscrições e interagiram bastante durante a disputa, foram dinâmicos”, avaliou a diretora escolar Devânia Cristina de Almeida da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras.
Com a realização do jogo neste formato, a SEMEG buscou aumentar a capacidade cognitiva dos alunos, incentivar a cooperação e a socialização, além de auxiliar no processo de ensino aprendizagem e motivar a participação escolar. “Desde o começo do bimestre já trabalhávamos em projetos que demonstrassem aos nossos alunos que mesmo não presencial na escola eles poderiam realizar as atividades físicas, jogos e brincadeiras dentro de casa, tanto individuais quanto coletivos com a participação da família”, disse Jônatas Barreto, diretor de gestão pedagógica da SEMEG.