Em 2021 o Naturatins lançou 5 novos canais de comunicação digital, pelo WhatsApp para atendimentos
Neste ano, o Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) lançou novos canais de comunicação para darem celeridades aos atendimentos e processos de licenciamento ambiental. Os canais digitais, via aplicativo de texto (WhatsApp) e do Sistema Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam), começaram a funcionar efetivamente no último mês de maio.
Dos atendimentos realizados pelo Instituto ao longo deste ano, 10.620 foram pelos canais de WhatsApp, que se dividem em: Zap do Produtor, para esclarecimentos sobre licenciamento ambiental; CAR Zap, para informações sobre Cadastro Ambiental Rural; e o Zap do SIGAM, para solucionar dúvidas sobre as operacionalizações do Sistema. Os atendimentos pelo sistema do Sigam somaram, até o dia 27 de outubro, 632 atendimentos. Após essa data o atendimento passou a ser realizado presencialmente, na sede do Naturatins, e contabilizou 1.680 atendimentos.
Luan Ribeiro, gerente de Recursos Hídricos no Naturatins, ressaltou a importância da utilização do WhatsApp para o processo de modernização dos atendimentos do Instituto. Segundo ele, o Naturatins está “atualizando e modernizando as formas de atendimento ambiental e o WhatsApp é o meio que tem sido mais usada por ser uma ferramenta bastante utilizada para comunicação de uma forma geral, justamente pela sua praticidade e agilidade e, por hoje, praticamente todos os interessados em receber atendimento ambiental já utilizarem esse meio de comunicação”.
Além dos canais de atendimentos para licenciamento ambiental, o Naturatins também lançou em 2021, o Zap do Condutor Ambiental, destinado aos condutores e empresas de turismo que operam nas Unidades de Conservação do Estado, bem como o Zap da Linha Verde, para denúncias de crime ambiental. Ambos entraram em operação no mês de julho. O Zap do Condutor Ambiental chegou atender um total de 262 empresas e empreendedores e o Zap da Linha verde recebeu um total de 300 denúncias.
Os atendimentos aos condutores e empresas de turismo além de facilitar o atendimento aos usuários, também agiliza a tramitação dos processos dentro do Instituo. De acordo com o gerente das Unidades de Conservação, Gilberto Iris, “muitas vezes as dúvidas que os condutores possuem são referentes ao próprio sistema ou alguma documentação, e essas dúvidas quando não são sanadas geravam pendências, levando um retrabalho, uma dupla análise do processo; com o atendimento pelo WhatsApp, essas dúvidas passaram a ser sanadas antes e os processos passaram a vir dentro do padrão exigido pela legislação, agilizando assim o nosso trabalho”.
O gerente de Fiscalização, José Cândido Neto, também ressaltou o quanto os atendimentos via WhatsApp têm agilizado as respostas do Instituto às denúncias do Linha verde. “Desde que a gente implantou o Zap da Linha Verde, já foram em torno de 300 denúncias de crimes ambientais atendidas, que ocorreram no Estado do Tocantins e, com isso, a gente pode acelerar nossas ações. Na medida em que vamos recebendo as denúncias com mais agilidade, mais rápido e ágil a gente consegue coibir os crimes ambientais”.
Os interessados em acessar os canais de atendimentos do Naturatins pelo WhatsApp, podem acionar os serviços através dos números: Zap do Produtor: (63)99218-1432; CAR Zap: (63)98402-1436; Zap do SIGAM: (63)99958-8829; Zap do Condutor Ambiental: (63)99128-2233; Linha Verde Zap (63)99106-7787.
Além dos canais de WhatsApp, os canais de atendimento por telefone da Linha Verde pelo 0800 e o site ainda estão funcionando e registrando as denúncias de crimes ambientais. Os demais atendimentos para licenciamento do Naturatins, e-mail, telefones e atendimentos presenciais via protocolo também estão funcionando e registraram em torno de 5.860 atendimentos. Nos canais tradicionais e nos novos meios de atendimentos, de maio a dezembro de 2021, os atendimentos chegaram a 19.354.