O SN10 Notícias entrevistou o Secretário Municipal da Administração, Valdeci Alves Rocha Júnior. Ele abordou temas como, capacitação de servidores de todas as secretarias, falou sobre os horários de funcionamento da administração pública municipal, sobre concurso público, Covid-19, Pandemia e cronograma de vacinação.
SN – A prefeita já anunciou que quer excelência na gestão pública municipal, por meio de serviços bem executados e com servidores qualificados. A Administração está trabalhando em algum programa de formação, treinamento ou aperfeiçoamento dos servidores? Quais as áreas prioritárias nesse sentido?
Sim, estamos com o projeto de capacitarmos todas as equipes de todas secretarias, neste primeiro momento iniciamos com a Secretaria Municipal de Administração, as equipes da Diretoria de Licitação, Diretoria de Compras, Coordenação de Contratos e Termos de Referência, Coordenação de Almoxarifado e Coordenação de Patrimônio.
SN – A Prefeitura de Gurupi possui uma dívida de R$ 90 milhões com o Gurupi Prev, sistema de previdência municipal. Essa dívida está negociada? O Município está tendo condição de pagar a folha com os devidos repasses para o Gurupi Prev?
A Prefeitura de Gurupi está com as parcelas referente ao repasse do Instituto de Previdência Social do Município de Gurupi-TO e pagando a folha em dia sem nenhum prejuízo.
SN – Como está o atendimento ao público que necessitam dos serviços da Prefeitura de Gurupi? Todos os setores estão atendendo presencialmente? Que outros canais o cidadão possui para dispor dos serviços da Prefeitura?
A Administração Direta e Indireta está funcionando em horários reduzidos de 08h às 14h, exceto a Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Saúde que estão trabalhando nos horários de 08h00min ás 12h00min e de 14h00min ás 18h00min. com a escala de revezamento, mantendo 50% do quadro de servidores em cada departamento de acordo com a necessidade dos serviços, tomando todas as medidas protetivas seguindo a portaria de recomendações da Organização Mundial da Saúde.
SN – Quantos servidores existem atualmente na Prefeitura de Gurupi? Quantos efetivos e quantos comissionados?
O município hoje conta com o total de: 3.706 Servidores sendo:
2.597- Efetivos e desses efetivos 132 ocupam cargos em Comissão.
419- Comissionado.
690 – Contratos
SN – Existe alguma previsão, a médio ou longo prazo, para realização de concurso público na Prefeitura de Gurupi?
No momento não há previsão para a realização de concurso público em respeito à Lei 101/2000 de Responsabilidade Fiscal, tendo em vista que o município se encontra no limite prudencial.
SN – Existe algum projeto, mesmo para longo prazo, de oferta de plano de assistência médica para os servidores públicos municipais e seus dependentes?
O município de Gurupi já tem um Plano de Assistência à Saúde que é ofertado a todos os servidores, o IPASGU.
SN – Os órgãos da administração municipal estão com desfalques em seu quadro de pessoal por causa da pandemia? Quantos servidores foram afastados? A Prefeitura perdeu algum servidor para a Covid-19?
Temos 47 afastamentos de servidores que estão afastados por pertencerem ao Grupo de Risco, conforme Decreto Municipal 2021. Não temos nenhum banco de dados para verificar os óbitos, mais e de nosso conhecimento que houve servidores que faleceram em decorrência da Covid.
SN – Que outras medidas a Prefeitura de Gurupi adotou para proteger os servidores dos riscos de contágio da Covid-19 e, ao mesmo tempo, garantir a prestação dos serviços à população?
A Prefeitura de Gurupi tem realizado análises contínuas do Cenário Epidemiológico da Covid-19 na esfera municipal, elaborando sucessivos Decretos de enfrentamento à pandemia com base em dados consolidados. Dessa forma, para proteger à população, são feitas recomendações a todos que tenham sintomas para que façam de imediato os exames necessários, que empresas e órgãos públicos disponibilizem os itens de higiene necessários à assepsia e que sigam as normas segurança sanitária. Ademais, a Prefeitura proíbe a realização de atividades que favoreçam aglomerações, que seja realizados os procedimentos necessários para a aquisição de insumos e elaboração dos critérios para controle da pandemia, e possibilita o afastamento temporário das servidoras municipais que estejam gestantes ou sejam lactantes.
SN – A prefeita faz questão de ouvir as demandas da população e neste período de pandemia, um dos canais que podem ser utilizados para apresentação dessas demandas é a Ouvidoria, ligada à Administração. Esse serviço já está funcionando? Como o cidadão pode apresentar suas demandas?
O serviço de Ouvidoria está funcionando através do canal de 0800 646 3366, pelo telefone 3315-0077 que também é WhatsApp, do e-mail: [email protected], através do site da prefeitura no canal da Ouvidoria e também de forma presencial. Ressaltando que o prazo de resposta para as demandas é de 10 (dez) dias, podendo ser estendido com as devidas justificativas.