Na quarta-feira, 28 de agosto, celebra-se o Dia Nacional do Voluntariado. Dada a grandiosidade do tema, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) ressalta a importância das ações solidárias na sociedade e os impactos significativos das pessoas que dedicam tempo, atenção, escuta, olhar, sorriso, palavra e amor, em prol do próximo, em suas unidades. No Hospital Geral de Palmas (HGP), por exemplo, o voluntariado é desenvolvido há dezenove anos e atualmente cerca de 300 pessoas atuam em auxílio de pacientes, acompanhantes e equipes multiprofissionais.
Entre as ações desenvolvidas por voluntários, no HGP, estão: realização de missas e cultos na capela, visitação aos leitos, leituras, contação de histórias, músicas, posso ajudar, cortes de cabelos e atividades lúdicas. O reconhecimento a estas pessoas que fazem a diferença de diversos pacientes, acompanhantes e servidores, será feito, na quarta-feira, 28, às 19 horas, em um momento de homenagem, na unidade hospitalar.
Segundo a responsável pelo setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges, “nesse dia 28 de agosto, que se comemora o Dia Nacional do Voluntário, é um dia que nós iremos homenagear essas pessoas que vêm doar um pouco do seu tempo, do seu amor em diversas áreas no hospital. Em todas as áreas aqui do hospital, nós temos voluntários que vêm beneficiar os pacientes de alguma forma. Nessa edição, nós contaremos com a presença dos voluntários que já estão no HGP desde o início, com a inauguração do hospital. Nós teremos o grupo que vai estar fazendo a parte da risoterapia, Chambary com Mocotó, além de representantes das instituições religiosas, e a apresentação da banda da Polícia Militar na abertura do evento”, ressaltou.
Dentre os diversos voluntários que fazem a diferença para pacientes, acompanhantes e funcionários, está Idemar José da Silva. Ele atua no ‘posso ajudar’ na Unidade de Assistência de Alta complexidade em Oncologia (Unacon) e também realiza visitas religiosas aos pacientes e acompanhantes nas alas de internação. “Procuro me manter à disposição, não só dos pacientes, mas também de funcionários, acompanhantes que talvez possam precisar de alguma palavra, ou mesmo de se desabafar. Eu procuro sempre estar pronto para ouvir e acolher. Eu visito pacientes internados nos leitos, escuto as pessoas, converso com as pessoas, faço oração para as pessoas, e aí eu procuro estar à disposição daquilo que é necessário. É tão gratificante ver um sorriso da pessoa”, afirmou.
Michel Rodrigues é um dos responsáveis pela Associação Chambary com Mocotó, uma iniciativa que começou em 19 de setembro de 2015 e conta como funciona a instituição. “A associação realiza visitas a hospitais, promove parcerias com comunidades carentes e casas de acolhida, e prepara e distribui sopas mensalmente. Além disso, temos um grupo no WhatsApp com 149 integrantes. O trabalho voluntário beneficia principalmente aqueles que o realizam, proporcionando uma valorização da saúde e despertando gratidão pela vida e pelas oportunidades que recebem”, afirmou.
Capacitação de voluntários
Com o intuito de fortalecer o trabalho de voluntariado, o HGP capacitou recentemente mais 64 novos voluntários que vão começar a realizar visitas na unidade. Para se tornar um voluntário, é necessário participar de um curso ofertado pelo HGP, realizado duas vezes por ano, onde o interessado tem o contato com os procedimentos e normas de acesso ao hospital. Para mais informações entrar em contato pelo (63) 3218-7898.